Benavente

A vila de Benavente tem vindo a desenvolver-se no sentido sul, estendendo-se pelos terrenos que outrora área se encontra bem delimitada pelo rio eram designados como vinhas e olivais. Benavente é sede de concelho e de comarca; pertence ao distrito administrativo de Santarém, ao círculo judicial de Vila Franca de Xira e à Relação de Lisboa. Em termos religiosos pertence ao arcebispado de Évora.

Actualmente o concelho de Benavente compreende quatro freguesias: Barrosa, Benavente, Samora Correia e Santo Estevão.
A população do concelho, segundo os censos de 1991, é de 18 335 habitantes. A área do concelho é de 521,46 Km2.
A vila dispõe de transportes rodoviários para Lisboa e Vila Franca de Xira.

Entre TEJO e ALENTEJO, junto à grande Leziria Ribatejana fica o Concelho de Benavente, orgulhoso das suas famosas ganadarias de reconhecido valor em todo o País, e da figura típica e corajosa que é o campino, que com as suas vestes garridas dá especial colorido à Lezíria e às festas tradicionais, com grandes exibições nos jogos de cabrestos e na picaria à vara larga, espectáculos típicos desta região.

O turista facilmente encontrará, quer nas zonas ribeinnhas do Tejo, Sorraia e Almansor, quer junto das estradas que atravessam o Concelho, a beleza e a majestosa presença do touro bravo na pastagem, ou a elegância e segurança das manadas de cavalos destinados à lide, enchendo a visão de quem os observa no seu habitat natural, dominados pelo campino, seu maioral e tratador, verdadeiro ex-libris desta região.
Mas o olhar do passeante pode ainda desfrutar do magnífico espectáculo da reserva natural do estuário do Tejo, onde milhões de aves migratórias e espécies ribeirinhas, enchem de beleza uma vasta extensão de dezenas de quilómetros quadrados de vida e habitat selvagem, dando uma maior autenticidade à enorme riqueza vegetativa, cenário natural deste concelho.

O tomate é de longe o produto hortícola de maior importância no Ribatejo. Grande e importante labor é também o de orizicultura: vastos campos de arroz alternam com o tomate nas margens dos principais rios afluentes no Tejo: do Sorraia, a Este, aos campos da Azambuja, a Oeste.


A Rota do Vinho do Ribatejo constitui um roteiro de carácter cultural, gastronómico e de animação turística, que tem como ponto fulcral o vinho.

Assim, oferecemos para além da riqueza da região Ribatejo, oportunidade de conhecer e visitar as adegas do Ribatejo, provar os seus vinhos e se deliciar com um dia muito bem passado






Sem comentários:

Enviar um comentário