sábado, 24 de setembro de 2011

Arrendar ou Comprar

O bom senso diz que arrendar uma casa não leva a lado nenhum, uma vez que não há retorno do dinheiro das rendas.
No entanto, com os preços das casas a descer, como parecem confirmar os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Essa tendência é confirmada pela informação compilada pelo INE, que indica que o preço médio das avaliações de casas adquiridas com crédito bancário está a diminuir. No terceiro trimestre de 2006, o metro quadrado estava avaliado em 1.276 euros, menos 1,77 por cento que nove meses antes.
Pode começar por fazer uma conta simples, que o ajudará a decidir se deve comprar ou arrendar: se o preço da casa for inferior a 22 vezes as rendas que pagaria num ano, então opte por comprar (renda x 12 x 22).
O orçamento familiar determinará também em parte a decisão, mas, nas contas que fizer, é importante não esquecer todos os elementos.

Recorrer aos serviços de mediação imobiliária pode facilitar-lhe a vida.

Recorrer aos serviços de mediação imobiliária pode facilitar-lhe a vida, quer seja candidato a inquilino ou tenha casa para arrendar. As sociedades de mediação imobiliária ou os mediadores têm uma rede de contactos de pessoas interessadas em arrendar casa e darão mais visibilidade ao seu negócio, através do pagamento de um prémio caso o negócio se concretize.
Se arrendar casa através de mediação imobiliária ou se puser a sua casa a arrendar por esta via, certifique-se que a entidade mediadora está devidamente licenciada, devendo o número da sua licença ser visível em todos os locais de atendimento.

A mediação imobiliária é uma actividade comercial em que, por contrato escrito, uma entidade se obriga mediante o pagamento de um determinado preço a obter um interessado para a compra e venda ou arrendamento de imóveis, prestando os serviços relacionados com essas operações. Estes serviços podem ir desde o anúncio do imóvel disponível para venda ou arrendamento, passar pela responsabilidade de mostrar o imóvel, até à celebração do contrato de arrendamento.

Se está a pensar vender a sua casa, existem alguns truques que podem contribuir para a valorizar.

Se está a pensar vender a sua casa, existem alguns truques que podem contribuir para a valorizar, de modo a que não só consiga encontrar rapidamente um comprador, como também pedir mais dinheiro pelo seu imóvel:

1- Arranje todas as tomadas que estejam partidas, ou substitua as antigas por umas novas e mais modernas;

2- Nunca deixe à vista vestígios de bolor e humidade! Lave, ou pinte as paredes e se houver necessidade de arranjar alguma cano, contacte imediatamente o seu seguro para que tudo possa estar a 100% antes de a pôr à venda. Mais vale esperar um pouco e conseguir um bom lucro, do que fazer um mau negócio;

3- Lave todas as janelas e respectivas calhas. Não há nada mais desmotivante que o alumínio sujo de pó e lixo, envelhece a casa uns poucos de anos;

4- Certifique-se que não existem vestígios de gordura na cozinha;

5- Remova todos os sinais de calcário e encardido da casa-de-banho. Existem produtos próprios para esse fim;

6- As varandas devem estar impecáveis;

7-Todas as portas devem ter maçanetas e chaves;

8-Quando o potencial comprador for ver a casa, as camas devem estar feitas e de preferência, tenha um bolo no forno, ou um café a aquecer, de forma a que esses aromas tornem a casa mais acolhedora e convidativa;

9- Ligue a televisão, ou ponha uma música ambiente agradável;

10- Não diga mal dos seus vizinhos!

Para conseguir crédito habitação devem ser tomadas algumas medidas:

  • Juntar o máximo dinheiro possivél para dar de entrada (valores a cima de 20% do valor da casa são uma boa aposta)
  • Se tiver bens para hipotecar, será mais fácil adquirir um empréstimo habitação
  • Não contrair outro tipo de créditos, para evitar problemas bancários
  • Evitar ter o nome listado no Banco de Portugal
  • Fazer uma pesquisa profunda na net sobre crédito habitação, mas ter atenção a anúncios fraudulentos. A credibilidade do site onde lê a informação deve ser assegurada.
  • Não contrair outros créditos para a entrada inicial
  • Se necessário, pedir algum dinheiro emprestado a familiares ou amigos, sempre com certeza de que pode pagar este valor, o dinheiro sem juros é sempre uma mais valia.
  • Estar atento aos melhores bancos para crédito habitação. Repare que as garantias que um banco tem de dar para depósitos a prazo pode ser diferente dos créditos habitação, uma vez que não vamos ter poupanças aplicadas.