quarta-feira, 30 de março de 2011


O último Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), aponta para um aumento do valor médio de avaliação bancária, realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação.
De acordo com o INE, em Fevereiro de 2011 o valor médio de avaliação bancária para o total do País fixou-se em 1.139 euros/m2, um aumento de 6 euros (0,5%) quando comparado com o mês anterior.

sábado, 26 de março de 2011

Documentos necessários para aquisição de casa

Para a venda do seu imóvel vai necessitar da seguinte documentação:

  • Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte ou Cartão do Cidadão
  • Certidão Predial das Finanças Actualizada
  • Certidão de Teor Actualizada
  • Ficha Técnica de Habitação (imóveis a partir de 2004)
  • Plantas certificadas pela Câmara Municipal
  • Licença de Habitação
  • Direito de Preferência da Câmara Municipal
  • Certificado Energético

sábado, 19 de março de 2011

Arrendamento: Despejo mais rápido



Vai hoje a Conselho de Ministros a proposta do Governo para tornar mais rápido o processo de despejo, sem necessidade de recorrer à justiça.
Os moldes desta nova medida, prevêm que após três meses sem o inquilino pagar a renda, este seja notificado do despejo, tendo 15 dias para desocupar a habitação. Estes processos passam a ser automáticos e começaram a ser orientados por advogados ou solicitadores, não sendo necessário recorrer aos tribunais. Os tribunais só entrarão no processo, caso os inquilinos se recusem a sair da habitação.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Trinta restaurantes disputam o 2.º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo

Trinta restaurantes do distrito de Santarém e do concelho de Azambuja vão competir entre si na disputa da confecção do melhor menu, composto por entrada, prato principal e sobremesa, que se relacione com os vinhos do Tejo certificados.

O concurso decorre entre 5 e 20 de Março. Trata-se do “2.º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo” promovido pela Comissão Vitivinícola da Região do Tejo (CVRT), que terá no enólogo Mário Louro o presidente do júri, com o apoio do “Chefe Cozinheiro do Ano 2009”, o riomaiorense Igor Martinho.

O concurso tem como objectivo identificar a restauração ribatejana que melhor enquadra a cozinha tradicional da região com os vinhos do Tejo. Em 2010, ano de arranque do concurso, foram 23 os restaurantes aderentes, número que cresce para 30 na edição de 2011.

“Esta iniciativa gera uma forte e saudável competitividade entre os restaurantes ribatejanos e quem colhe os benefícios deste espírito é a gastronomia e os vinhos da região, assim como o turismo local”, refere José Pinto Gaspar, presidente da CVR Tejo.

A avaliação do “casamento’ entre as iguarias e os vinhos da região será feita entre 14 e 17 de Março. Durante esse período o júri irá visitar os restaurantes a concurso para degustar e avaliar o menu, os vinhos e a sua apresentação.

Os restaurantes serão premiados com diplomas de Prestígio, Ouro e Prata. Serão também entregues diplomas a “Melhor Promoção”, o “Melhor Restaurante”, a “Melhor Carta Vinhos do Tejo” e a “Melhor Carta de Azeites do Ribatejo” e “Vinagres DoTejo”. Os prémios serão divulgados e entregues na ‘II Gala Vinhos do Tejo’, que se realiza a 28 de Maio, em local a designar.


Trinta restaurantes a concurso


O número de restaurantes aderentes ao 2.º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo subiu em flecha face aos 17 de 2010. Em 2011 estão 30 a concurso e são os seguintes por concelho: Segredos de Vale Manso e Hotel Abrantur (Abrantes); O Mal Cozinhado (Alcanena); David Park e Quinta de Sant’ana (Almeirim); O Cavalo do Sorraia e Portal da Vila (Alpiarça); Oficina dos Sabores (Azambuja); Vila Hotel e A Coudelaria (Benavente); A Cernelha, Cavalaria 7, O Batalhoz, Rosa Alta, Taberna do Alfaiate, Taberna do Gaio (Cartaxo); Adega Típica O Poizo do Bezouro (Chamusca); O Farnel e Sabores de Coruche (Coruche); Capriola – Hotel Lusitano (Golegã); Chocolate em Flor e Palhinhas Gold (Rio Maior); O Escaroupim e O Pinto (Salvaterra de Magos); Adega do Bacalhau, A Grelha, O Bom Garfo e O Bernardo (Santarém); Almourol (Vila Nova da Barquinha); A Lúria (Tomar).